quinta-feira, 8 de maio de 2008

Cuidado com a alimentação dos pequeninos


Criança gordinha vai ser um adulto pelo menos gordo se não for obeso. Um estudo revela que a obesidade começa, na maioria das vezes, na infância. Os médicos afirmam que o controle do peso deve começar cedo.







É preciso fazer mais força para emagrecer na idade adulta do que para controlar o peso na infância. Essa é a conclusão dos pesquisadores do Instituto Karolinska, de Estocolmo. E não tem que ser cientista para pensar nisso.
“A vida inteira eu sempre fui cheinha. Então, a vida inteira eu tive que fazer dieta. Como um doce, malho um pouco, tiro o doce, como um ovo cozido ou uma saladinha, e assim vou levando a vida”, conta a dona de casa Elaine Lopes.
O estudo recente indica que o número total de células de gordura no corpo é estável e, quando se perde peso na fase adulta, este número não diminui. O estudo confirma o que mostram as estatísticas: os adultos obesos, na maioria, foram crianças gordas.
“A criança obesa terá 60% a 70% de probabilidade de ser um adulto obeso. Então, aquela história antiga de esperar acabar a adolescência que o filho vai espichar e emagrecer ninguém deve ficar esperando isso. A hora de tratar é agora”, explica o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.
“Nós estamos tentando compenetrá-los de que é importante fazer uma dieta e fazer exercício. Agora a parte genética é muito importante e sempre pesa um pouquinho”, comenta a dona de casa Maria Regina Betlhem.
A pesquisa, segundo o médico Walmir Coutinho, não deve ser lida como um desestímulo aos adultos que tentam emagrecer.
“Através de mudança de estilo de vida, exercícios e boa alimentação, essa pessoa pode conseguir um bom controle do peso”, acrescenta o médico Walmir Coutinho.
Veja um exemplo: o magro de hoje nem parece o gordo de ontem. O Rei Momo, quem diria, perdeu 142 quilos nos últimos cinco anos. Mudou radicalmente a sua alimentação e mantém a forma fazendo exercícios de segunda à sexta em uma academia no Rio de Janeiro.
Alex Silva começou a engordar na adolescência, por causa de um distúrbio na glândula tiróide. Ele se alimentava mal, comia demais e passou a correr risco de vida.
“Aos 25 anos, eu estava hipertenso e diabético, pesando 225 quilos. Me submeti a uma cirurgia bariátrica e perdi mais 60 quilos com atividade física diária. Eu era o Rei Momo gordão, mas me submeti a toda essa transformação. Continuo vencendo no carnaval e vencendo na vida”, disse o Rei Momo Alex Silva.






Fonte: www.globo.com



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial