quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cheguei agora da reunião e confesso que fiquei decepcionada com o resultado dessa semana. Emagreci 500g. Estou com 87 Kg. Achei pouco pelo esforço que fiz e pela mudança que senti no meu corpo durante esses dias. Juro que pensei ter emagrecido bem mais. Mas às vezes o corpo engana a gente.
No fundo sei que há muitas mudanças a serem feitas no meu cardápio e nos meus hábitos.
Fiz uma análise rápida e vou listar aqui o que eu acho que pode estar atrapalhando minha RA. Posso estar exagerando pela ansiedade de emagrecer, sei que 500g não é pouco, é bastante até. E já se foram 5,5 Kg em 7 semanas. Mas quero acelerar isso e acho que mudando algumas coisitas, meu resultado semana que vem será melhor.
Hoje a reunião foi sobre o inverno. Esse friozinho gostoso que faz a gente querer comer coisinhas quentes, doces e que deixa a gente sem vontade de comer saladas e frutas e beber menos água. Que faz a gente querer ficar paradinha, debaixo do edredon...ai q delícia!
A orientadora alertou também sobre o abuso das sopas. O excesso delas engorda, ainda mais as que contêm creme de leite, queijo ralado e mta gordura.
A preferência são as sopinhas feitas em casa. Se optar por sopas industrializadas, tomar cuidado com a quantidade de sódio, que faz com que a gente retenha líquido e preferir as que não têm corantes. Escolher as que contém fibras tb é uma dica boa. Elas tem q conter até 100 calorias/porção.
Tudo pra esquentar a gente nesse friozinho pode ser consumido, mas com moderação: aquele vinhozinho gostoso (1 taça 2pts), chocolate quente ( 1 xíc. leite desn.= 2 pts + 2 c.s de achocolatado light = 2pts), sopas não muito calóricas, chás de diversos tipos, frutas assadas com adoçante e canela e assim vai aonde nossa imaginação der.

Tenho algumas receitinhas de sopas bem legais. No final desse post vou colocar pra vcs! Esse é um período muito perigoso mesmo, tem q tomar cuidado senão colocamos todo esforço por água abaixo.
Minha atenção estará redobrada nesse período, além das mudanças que tenho que fazer. E por falar nas mudanças, vou listá-las agora:

=> Tomo café da manhã por volta das 7:00 da manhã e qdo chogo no trabalho, por volta das 10:00, costumo fazer um lanche antes do almoço e nesse lanchinho eu como: 1 pct de clube social (3ptos) + café, ou um capuccino da Pilão (2 cs = 2pts) + 3 biscoitos de gergelim (3 pts), ou o biscoito com chá ou café. Enfim, esses biscoitos danadinhos é que têm q sair da minha vida!!! Vou substituí-los por uma fruta (1pto), ou 1 barra de cereal (1pto) ou 1 iogurte desnatado (1pto), ou 1 banana supino (1pto). Ao invés de consumir até 5 ptos com esses lanchinhos passarei a consumir somente 1 pontinho;

=> Outra coisa q andei fazendo nessa semana foi comer milho verde cozido quase todos os dias. Na saída do trabalho tem uma barraquinha q vende um milho delicioso e como sei q 1 espiga é só 1 pontinho, eu como sem medo e me deliciando...Só que como não sou boba, escolho a espiga mais grossa! rsss Primeira coisa, comer o milho 1 ou 2x por semana acho suficiente e segundo, qdo escolher, pegar uma espiga média! É que sou gulosinha, sabe! heheh, mente de gordo é fogo!

=> Acho que devo diminuir minhas porções de carboidratos, principalmente à noite. De manhã geralmente como 2 fatias de pão integral, no almoço, 1 porção de arroz ou macarrão, à tarde meu lanche tem ou biscoito, ou pão, ou o milho, ou seja mais 1 porção, e qdo chego em casa, geralmente faço outro sanduba light, vão aí mais 2 fatias de pão integral. Fazendo as contas, são + ou - 6 porções de carboidratos por dia!!! Caraca, agora q vi o qto como carbo!!!! Tenho q diminuir isso. Vamos ver... Acho que 3 porções por dia é suficiente. Vou fazer o teste na semana q vem, se eu sentir muta fome, aumentarei mais 1 porção;

=> Outro fato que minha orientadora chamou a atenção hoje, foi em relação às porções de frutas por dia, que o ideal são 2 porções. Eu estou comendo 3 e, às vezes, 4 porções de frutas ao dia. Agora vou me ajustar nisso.

=> Vou incluir mais fibras como aveia, farelo de trigo, semente de linhaça pra acelerar meu metabilismo. Posso misturar no iogurte, bater com leite e frutas, colocar na sopa pra engrossar, etc. Não esquecendo de beber 2l de água por dia, senão essa fibra toda vai me entupir!

=> E o mais difícil pra mim, FAZER EXERCÍCIOS!!! Bem, o que estou fazendo, é andar até o ponto final da van que me leva pro tabalho (são 5 quarteirões) e no almoço, ando 30 min vendo lojas, pegando um solzinho. No fim de semana Faço curso aos sábados o dia todo e tenho o domingo livre. A preguiça me faz dormir até tarde. Mas vou tentar caminha de manhã cedo aos domingos.

Bem, esses são os pontos a serem ajustados nessa semana que se inicia pra mim. Espero que meu resultado seja melhor na próxima pesagem. Como na próxima quinta é feriado, anteciparei minha pesagem pra terça-feira dia 20/05. Vai dar certo!!!!

Como prometi, colocarei abaixo, receitinhas de sopas pra gente se deliciar nesse friozinho sem culpa! Beijos da amiga!!!


SOPA DE ABÓBORA
½ de abobora em cubinhos
- 1 a 2 caldo de galinha 0%
- 1 cs azeite
- 1 copo iogurte desnatado
- 4 xicaras de agua
- salsinha

Corte a abobora em cubinhos. Na panela aqueça o azeite, coloque o caldo e a abobora, refogue um pouquinho. Junte a agua. Cozinhe até a abobora ficar macia. Esprema a abobora e volte ao fogo. Mexendo bem (senão pode talhar) acrescente o iogurte. Finalize juntando um pouco de salsinha.

6 porções de 1 ponto cada.


Creme de Palmito e Requeijão


1 cebola picada
1 c.c. de azeite
1 lata de palmito picado
1 C.S. de farinha de trigo
1 cubo de caldo de galinha
1 litro de água
4 C S. de purê de tomate
1/2 xíc. de requeijão light
1 CS. de cebolinha verde picada
Numa panela, doure a cebola no azeite e junte o palmito. Polvilhe a farinha de trigo e,
aos poucos, adicione o cubo de caldo de galinha dissolvido na água fervente, para não empelotar. Acrescente o purê de tomate e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o requeijão, mexa e sirva salpicado com a cebolinha verde. Rende: 4 Porções de 1 PONTO cada.

DICA:
Substitua o palmito por 1 vidro de aspargos ou 2 xíc. de aspargos frescos picados.


FALSO CALDO VERDE

É só substituir a batata por couve-flor.
Cozinhe a couve-flor com 1 tablete de caldo 0% de gordura. Bata no liquidificador depois de amornar , leve ao fogo e acrescente a couve cortada à mineira. Substitua o paio por linguiça de frango ou peito de peru light defumado picadinho. Sirva bem quente.

Desconte os pontos da linguiça de frango (1 linguiça light de frango = 2 ptos) ou do peito de peru (30g = 1 pto).


Bom finalzinho se semana a todos!
Bjokas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial