quinta-feira, 24 de julho de 2008

ENCARANDO A BALANÇA

Não tem como fugir, quinta é o dia D, ou melhor, dia B (de balança!!!rss)...dá um frio na barriga só de passar perto de uma...é impressionante como os números mostrados em uma balança alteram o nosso humor. Um dígito a mais ou a menos pode nos faz ganhar ou perder o dia, dependendo da expectativa. Certo dia li em uma matéria que nem sempre a balança reflete o nosso real emagrecimento. Pois, dependendo da escolha dos alimentos que integram o nosso cardápio, o número que aparece na temida balança pode não representar um emagrecimento verdadeiro e sim perda de peso somente. Há uma diferença entre essas duas expressões, pois a primeira é o real emagrecimento, a eliminação de gorduras, a melhora na saúde. Já quando perdemos peso, esse peso pode significar perda de massa muscular, massa óssea e líquidos. De acordo com o artigo que li, o emagrecimento é mais lento do que a perda de peso, já que a gordura tem menos "densidade", digamos assim, do que a massa muscular, ou massa óssea, ou líquidos. Assim entendemos pq o peso cai vertiginosamente qdo fazemos dietas super restritivas. Porém, todas nós já sabemos dos riscos dessas dietas e da eficácia que elas têm. Outra informação curiosa é que o emagrecimento real é mais perceptível na fita métrica do que na balança. Sabe aquele dia em que vc se sente super bem, se sente leve, aquela calça que vestia bem justinha no seu corpo agora está mais confortável? Então vc pensa: acho que emagreci bem. Daí vc sobe na balança e vem a surpresa: o peso continua o mesmo, ou emagreceu mto pouquinho. Com essa explicação, fica mais fácil entender os números da balança e não se cobrar tanto qdo ela não mostra o resultado que esperamos. Dar muita importância aos números que aparecem na balança só faz aumentar nossa ansiedade e pode até colocar tudo a perder. Claro, devemos nos preocupar sim, mas quando os dígitos não param de aumentar! Preste atenção naquela calça que estava guardada há anos e que não entrava e que agora já está dando com folga, na blusa que estava super justa e que agora cai super bem no seu corpo, preste atenção em como vc caminha com menos dificuldade, como sobe um lance de escadas sem colocar 1/2 metro de língua pra fora. Enfim, essas são coisas importantes para dar atenção e é isso que realmente reflete o nosso sucesso na reeducaão alimentar. Minha orientadora do VP diz sempre "Meu instrumento de trabalho é a balança, já o de vcs é a fita métrica, é a calça jeans justa, é a blusa apertada..." Enfim, vamos deixar de lado de uma vez por todas o medo da balança e começarmos a vê-la como uma espécie de bússola que nos mostra se estamos ou não no caminho certo.
Bem, hoje então foi dia de usar a balança como instrumento, a bússola me mostrou que, apesar de ter me distraído um pouco no caminho, ainda estou seguindo a estrada que me leva ao corpo esbelto e saudável: -200g!!! Ai, ai...vou fazer um esforço pra não pensar em números quando pisar nela denovo, mas eles não saem da minha cabeça, principalmente o número 64!!!


Bjos a todas e muita força!

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Olha Nina, eu acho que tudo é um conjunto. A Balança é um auxiliar da Fita Métrica, da roupa apertada, da caminhada mais fácil. Tudo tem que funcionar em harmonia. Quando estamos no caminho certo, tudo funciona junto, é como uma orquestra. Não é apenas a balança.

Um grande beijo.

24 de julho de 2008 às 09:36  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns Nina, emagrecer é sempre bom, e adorei sua análise. É tudo verdade: quando estamos nos exercitando na academia, "emagrecemos" sem perder peso, depois o peso baixa também. E quando nos pesamos depois de uma jacada feia, boa parte do peso é "cocô" como diz meu filhote e retenção hídrica (pelo aumento de sal e açucar no corpo). Mas subir na balança e constatar dá um desânimo daqueles.
Temos a mesma meta: 64, estou mais longe do que você, mas sei que dificuldade não é diferente: para todas é dificílimo.
Mas vamos conseguir, tenho certeza, por isso que por mais que me entristeça algumas vezes, não desisto jamais, porque só termina quando subir na balança e ver "64,0", igual a você.

beijos

25 de julho de 2008 às 10:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial